segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Boas vindas!

Caros colegas e professores,


É com muito entusiasmo que desejo a todos as boas vindas ao nosso blog... espero que esta ferramenta sirva de ponte entre todos!


"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca."
Dom Hélder Câmara


Abraço,


Juliana Simões

13 comentários:

  1. É com satisfação que damos início as atividades do PIBID-Matemática. O encontro do dia 27/09 veio ratificar o nosso compromisso com a qualidade da educação na certeza de que a PERSISTÊNCIA e a CREDIBILIDADE em nosso trabalho possa ser um diferencial na (trans)formação dos nossos aprendizes. Não é por acaso que "escolhemos ser professores". Sucessos e bom trabalho à todos!!!

    Professor Révero Campos

    ResponderExcluir
  2. Acabo de me associar como seguidor deste Blog.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo Boff nos chama a atenção frente aos problemas atuais: guerras, conflitos sociais, drogas, entre outros. Diante disso devemos refletirmos sobre a maneira que vamos encarar esses desafios.
    E não podemos desanimar, pelo contrário é preciso espelharmos em pessoas como Frei Clodovis Boff que experimentou de perto os problemas sociais e teve em Paulo Freire (um sábio da pedagogia) um referencial de pessoa ética e honesta, ele elaborou vários "SIMS" que vale a pena colocar em prática, entre os dez "SIMS" vou enumerar um: Sim à luta e ao trabalho".
    Agora diante de um novo cenário político nacional, precisamos mostrar aos futuros políticos que é possível SIM, fazer ensinar diante desses problemas que nossa sociedade enfrenta.

    ResponderExcluir
  4. Num primeiro momento de leitura me ocorreram as seguintes questões:
    •O que nos leva às guerras?
    •Existiriam alternativas para solucionar os mesmos conflitos? Quais?
    •Em que a educação poderia contribuir? Ela(a educação) daria conta de tudo?
    Luly

    ResponderExcluir
  5. Num primeiro momento de leitura me ocorreram as seguintes questões:
    •O que nos leva às guerras?
    •Existiriam alternativas para solucionar os mesmos conflitos? Quais?
    •Em que a educação poderia contribuir? Ela(a educação) daria conta de tudo?
    Luly

    ResponderExcluir
  6. Ei pessoal! Leram o texto?
    O que acharam?
    Cadê vocês?
    Luly

    ResponderExcluir
  7. Responder a pergunta o que nos leva a guerra, faz refletir sobre o que é ser humano. Se as guerras acontecem por interesses políticos, religiosos, socias, culturais ou por qualquer outro motivo ou conflito, me pergunto onde fica o direito a vida, onde estão os nossos valores (se é que eles existem), onde estão os governantes que muitas vezes são os responsáveis pela própria guerra. É triste dizer que quando morre alguém que não seja do nosso contexto social, seja por uma bala perdida, pelo tráfico ou por algum motivo de violência ou fome, "achamos "normal" e é só mais nas estastíticas". É urgente perceber que não é só mais um, e sim um SER HUMANO. Percebo também que os conflitos podem ser resolvidos principalmente com diálogos, com educação de qualidade, pela qualidade de vida dentre outros. Conforme o autor, precisamos dizer o nosso SIM PARA A EDUCAÇÃO, mas educação que não somente ensine que 2 + 2 = 4, mais que também forme cidadões consciente de seus atos.
    Franceline Luiza

    ResponderExcluir
  8. É difícil compreender o que nos leva à guerra. Uma multidão que sai às ruas gritando "QUEREMOS PAZ”, dão lugar a milhares que seguem pelo mundo completamente armados para guerrearem com o mesmo objetivo: PAZ! Clamamos paz e a buscamos com guerra, nos voltando uns contra os outros. A solução dos conflitos está em nossas mãos e não percebemos. Se fôssemos mais humanos e se nos preocupássemos mais com o mundo que está a nossa volta, o qual fazemos parte dele, muitos (se não todos) problemas estariam resolvidos. Como no texto diz, se nós respondêssemos de maneira positiva a várias situações cotidianas, teríamos não apenas, como ele (o texto) se refere, uma pedagogia renovada, mas cidadãos com a mente renovada e promovedores de paz. Acredito que a educação age como um pilar na transformação da sociedade atual. Com uma boa educação e acessível a todos, é possível que muitos conflitos dados como perpétuos deixem de existir e dêem lugar às novas propostas que dizem Sim a uma nova filosofia de vida. Daí o importante papel do professor, que é quem está na linha de frente da educação. Que “o professor se assuma enquanto um profissional do humano, social e político, tomando partido e não sendo omisso, neutro, mas sim definindo para si de qual lado está” (Maria José Ferreira Ruiz).

    Camila Peixoto.

    ResponderExcluir
  9. Hoje é dia do professor!
    A Franceline indagou pelo SER HUMANO, insinuando que muitas vezes ele apresenta comportamentos incompatíveis com a sua natureza humana, apontando para o papel da educação. A Camila entrou fundo nesse papel que a Educação tem de realizar essa metamorfose que transforma o "bicho da guerra" no "bicho da Paz"
    Rubem Alves diz que "Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."
    E vocês, professores, escolheram ser agentes dessa metamorfose. São admiráveis por isso.
    Parabens!
    Luly

    ResponderExcluir
  10. Andréa Luiza,

    O que mais se fala no mundo é a busca da ansiada "PAZ" no entanto com o adveto da tecnológia, dos interesses pessoais, políticos, econômicos e sociais esta tecnológia e a sensação de prazer e poder estão causando a inversão dos valores morais e éticos.
    Acredito que que nós educadores somos um instrumento de transformação para recuperar os valores perdidos ao londo dos tempos.

    Andréa Luiza

    ResponderExcluir
  11. A humanidade está em constante transformsação, e tais transformações geram muita insegurança em todos nós e o que define se vamos declarar guerra ao mundo ou vamos ser agentes pacificadores é o SIM que escolhemos dizer.
    Nós como professores somos agentes pacificadores, mas por vezes, devido aos percausos da vida, nos acomodamos e deixamos de ser agentes pacificadores e nos tormamos pessoas omissas, que não contrimbuem em nada para transformar o mundo.
    Lembrando do texto de Leonardo Boff, creio que todos os SIM's citados no texto são muito importantes, no entanto nós como professores estamos mais ligados ao 9ºSIM (Sim ao ideal de ser cidadão, militante e lutador, sim a quem se entrega, cheio de coragem, à causa da humanização do mundo.)pois nos entregamos de corpo e alma e cheios de coragem à causa de humanizar o mundo.

    Dayse Caroline

    ResponderExcluir
  12. leonardo boff abre nossos olhos para que possamos ser mais otimistas, maleáveis, sabendo dizer sim para situações que encontramos diariamente, situações essas que possam nos acrescentar grandes ou pequenas lições de vida, em tempos que convivemos com confrontos internos como o medo e a insegurança.
    wesley.

    ResponderExcluir
  13. Foi maravilhosa a experiencia do nosso último encontro.
    Ouvir os relatos das professoras foi algo enriquecedor para mim.Em cada experiencia relata ficou claro o prazer de sentir o que é ser professor.
    Aprendo que muitos conseguiram porque lutaram e não recuaram mesmo diante dos obstáculos colocados pela vida.E isso nos fortalece e nos encoraja a prosseguir para fazer nossa própria história.
    Karla Ramos

    ResponderExcluir